03 setembro 2006

Caminhos, mudanças, descobrimentos

“...Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou...”
Ideologia
– Cazuza

Diferente do Cazuza eu resolvi descobrir quem sou, porque sou, para onde vou.
No primeiro dia de análise ganhei a “chave do conhecimento”, foi a brincadeira que fiz com a terapeuta, pois para poder entrar na casa cada paciente tem a sua chave do portão, lá não tem recepcionista.
É uma casa de bairro, numa rua bem sossegada, de fácil acesso pelo metrô, e quando entro lá me sinto segura, é uma casa que você sente que quem trabalha lá tem carinho pelo espaço, é cheio de lembranças de viagens, tem sofás aconchegantes, água e café, você se serve, é o famoso entre e fique a vontade.

Só que toda vez que entro não faço idéia de como irei sair. Em um mês e pouco já saí de várias formas: alegre, feliz, pensativa, triste, arrasada.
Ela me disse que algumas vezes não seria fácil, que iria doer, mas eu não imaginava que fosse tanto.

É tão mais fácil darmos palpites na vida e nos problemas dos outros, vemos com facilidade aquilo que está na “cara” da pessoa e ela não enxerga, porém quando se trata de nós mesmos a coisa muda totalmente de figura.
Amigos me falam muitas coisas a meu respeito, escuto e fica aquela sensação que são suspeitos já que gostam de mim, tem envolvimento, de alguma forma, com a minha vida. A terapeuta não.
Não é minha amiga, não é da minha família, não tem porque aumentar ou diminuir as situações. A função é “caminhar comigo” (estou usando uma expressão dela) e me ajudar a resolver os problemas, sentimentos, neuras, vontades, desejos, coisas enterradas, fantasmas, que mesmo não estando visíveis, me assombram.

Esse é um caminho longo, estou apenas no começo, esse novo blog faz parte desse processo, a vontade de retomar a escrever surgiu nas sessões, nas conversas. Sinto que escrevendo desabafo e me esclareço, me faz bem.

Muitos textos daqui para frente podem ser coerentes, outros não, como a própria definição do blog diz é um espaço para colocar pensamentos, e também sentimentos, em palavras.

Me veio na cabeça agora uma música antiga do Guilherme Arantes “Meu mundo e nada mais”, é mais ou menos isso e também mais que isso.

Hoje a música que tem a ver comigo é a do Lenine “Paciência” e como diz um texto que corre na internet sobre as orações dos signos eu preciso de muita paciência, pelo jeito não entrei nessa fila antes de nascer.

Patience and peace!!!

12 comentários:

Anônimo disse...

Só preste atenção numa coisa: por ela, vcs duas caminharão no mínimo por uns quinze anos juntas... O que isso quer dizer? tente aprender o mais rapido possivel a viver sem muletas... Se eu sei fazer isso? claro que não, mas a vida em pauta neste blog é a sua...kiss

Anônimo disse...

Auto-conhecimento tem um preço alto demais e não me refiro a valor monetário. A trajetória é dolorosa, mas necessária. Consegui dar meus passos sozinha, com os amigos, mas é sempre um desafio. Força!
bjks,
;o)

Anônimo disse...

pronto, teu link no meu blog tb ja esta valendo...kiss

Anônimo disse...

bom... fazer novas descobertas sobre nos mesmo é muito bom e se as vezes é preciso de, como direi, apoio de alguem profissional, melhor ainda... mas sou da teoria que tudo na dose certa... chega uma hora que se fica no lugar comum, entao hora de parar uma coisa e pocurar por outra... senao vira dependencia :)espero nao ter escrito abobrinhas. kisses e otema semana!

Anônimo disse...

Oie Eli!
Bom te ler novamente...
Eu fiz terapia... Comecei em setembro do ano passado... No início gostei muito, mas acho que não me adaptei muito bem a terapeuta... Acabei parando...
Tudo bem com as crianças?
Beijocas!

Anônimo disse...

Elizinha,
Todos nós temos assuntos pendentes que precisam de uma mãozinha pra se resolver dentro de nossa cachola.
A gente sempre pensa que os amigos podem ser essa mãozinha, mas eles muitas vezes atrapalham em vez de ajudar.
Eu já pensei que Se tivesse dinheiro eu talvez fizesse terapia, mas sinto muita pena do coitado que me atender. Será que posso ser processada por acabar com a saude mental do meu terapeuta?
hehehe
te adoro e sinto muita saudades
Beijocas

Anônimo disse...

esceve mais caralho kiss

Unknown disse...

Poxa, mudou de blog, e eu ainda com seu blog antigo no meu! hahaha!! vou mudar o link quando atualizar o meu :)

Olha, com certeza é muito mais fácil entendermos os problemas dos outros do que os nossos, pois estamos do lado de fora. Quando é com a gente, somos nós que estamos vivendo, portanto, não enxergamos uma série de coisas.. :)

Bom, tenha um ótimo sábado
bjsssssssss

Anônimo disse...

Ei, bicho preguiça, quero mais posts....
Beijocas

Anônimo disse...

Pq parou?

Bion disse...

Eli
Parou porquê?
Saudades!
Um abraço do
bion

Anônimo disse...

escreve caralho.